20.1 C
Brasília
quinta-feira, 16/04/2026

Esposa de Ramagem fala após soltura do marido nos Estados Unidos

Brasília
nublado
20.1 ° C
20.1 °
20.1 °
85 %
1.5kmh
98 %
qui
28 °
sex
23 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
22 °

Em Brasília

Rebeca Teixeira Ramagem, procuradora concursada em Roraima, usou as redes sociais para expressar seus sentimentos após a soltura do deputado federal cassado, Alexandre Ramagem, que estava detido nos Estados Unidos. Ela descreveu os últimos dias como momentos difíceis, cheios de dor e injustiça, e destacou que a família enfrentou tudo com muita fé.

Alexandre Ramagem deixou o centro de detenção do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), em Orlando, na Flórida, após ser preso devido a questões migratórias. A detenção ocorreu na última segunda-feira (13/4), poucos dias após a cassação de seu mandato pelo Congresso Nacional, em dezembro de 2025.

Ramagem está nos Estados Unidos desde setembro de 2025. Ele fugiu durante o julgamento de um processo em que foi condenado a 16 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), referente a uma trama golpista. A fuga aconteceu pela fronteira entre o Brasil e a Guiana, e sua entrada no país norte-americano foi registrada em 11 de setembro de 2025.

Antes de sua prisão, Ramagem perdeu o passaporte diplomático devido à cassação do mandato. O Ministério da Justiça formalizou o pedido de extradição às autoridades americanas logo após a condenação. A investigação revelou que o ex-parlamentar cruzou a fronteira por um ponto onde apenas um rio separa os dois países, depois seguiu para Miami, onde passou a viver ao lado da esposa e dos filhos.

Alexandre Ramagem é delegado da Polícia Federal e foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entre julho de 2019 e março de 2022, no governo de Jair Bolsonaro. Ele ganhou notoriedade ao chefiar a segurança do então candidato Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

Veja Também