O Centro Educacional (CED) Incra 8 de Brazlândia se destaca como a pioneira em Brasília ao oferecer ensino bilíngue de japonês aos estudantes do ensino médio. A iniciativa, que começou em 2026, é fruto da colaboração entre a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Fundação Japão, dentro do Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi).
A comunidade japonesa em Brazlândia, capital do morango, é bastante expressiva, o que motivou a criação do curso. Solange da Cunha, diretora do CED Incra 8, enfatiza o entusiasmo dos alunos e moradores locais com a novidade, evidenciando o atendimento às demandas culturais da região.
Com cerca de 1.200 alunos no total, o curso conta com 75 participantes que estudam japonês nas manhãs de segunda e quinta-feira. A dedicação dos professores é exemplificada na trajetória de Gabriel Akito, que chegou ao CED em 2014 sem falar português, aprendeu o idioma, ingressou na Universidade de Brasília para cursar Letras Japonês e agora leciona para seus próprios colegas.
Além do ensino de um novo idioma, o programa promove o intercâmbio cultural, beneficiando tanto os descendentes de japoneses quanto os demais estudantes. Gabriel destaca que o aprendizado do japonês fortalece o sentimento de pertencimento dos descendentes e amplia as habilidades linguísticas dos alunos, preparando-os para futuros desafios.
