O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional devido a um surto de Ebola causado pelo vírus Bundibugyo, que está afetando a República Democrática do Congo e Uganda.
A situação foi avaliada após reuniões com os países afetados e considera-se uma emergência de saúde pública, devido ao número crescente de casos e à possibilidade de uma ampla disseminação do vírus.
Na província de Ituri, no Congo, foram confirmados oito casos de contágio, 246 casos suspeitos e 80 mortes atribuídas ao vírus. Em Kampala, capital de Uganda, laboratórios confirmaram casos e uma morte sem conexão aparente entre eles.
Riscos de propagação
Há preocupação com a possibilidade de o vírus se espalhar internacionalmente, especialmente porque foram confirmados casos em Uganda de pessoas que viajaram a partir do Congo.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África), em conjunto com a OMS, convocaram uma reunião com entidades internacionais para coordenar esforços de contenção e prevenção da doença.
A OMS enfatiza a necessidade de cooperação global para entender a extensão do surto e implementar medidas de controle, vigilância e resposta eficazes.
Recomenda-se que os países ativem seus mecanismos nacionais de gestão de emergências, estabeleçam centros de operações e envolvam líderes comunitários, religiosos e tradicionais para identificar casos, rastrear contatos e educar a população sobre os riscos do Ebola.
O Ebola tem uma taxa de mortalidade alta, entre 60% e 80%, é transmitido por fluidos corporais e causa sintomas como febre alta, fraqueza intensa e hemorragias graves.
