26.5 C
Brasília
quarta-feira, 29/04/2026

Deputado devolverá 1,4 milhão por contratar assessores fantasmas

Brasília
chuva fraca
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
41 %
4.6kmh
20 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
29 °

Em Brasília

João Carlos Paolilo Bacelar Filho, deputado federal pelo Partido Liberal da Bahia, está envolvido em um acordo com o Supremo Tribunal Federal para devolver R$ 1,4 milhão devido à contratação de funcionárias que não prestavam serviços reais para o gabinete, conhecidas como “fantasmas”.

Com salário mensal bruto de R$ 46 mil, Bacelar atua nos setores da construção civil, agronegócio e combustíveis, e também é empresário. Ele está no seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, tendo iniciado sua carreira política em 2006.

No gabinete, atualmente conta com 29 funcionários e utiliza um imóvel funcional desde 2017. É filho do ex-deputado federal João Carlos Paolilo Bacelar, conhecido como Jonga Bacelar, falecido em 2009.

Na Câmara dos Deputados, Bacelar integra bancadas importantes e é titular ou suplente em várias comissões, incluindo as de Segurança Pública, Transição Energética, Minas e Energia, entre outras.

Histórico Político e Controvérsias

Em 2016, votou contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff e foi acusado por uma delação premiada de tentar comprar votos para impedir o afastamento da presidente. Também enfrentou denúncias de assédio sexual, as quais negou, atribuindo as mensagens a um assessor parlamentar.

Foi o único deputado baiano a apoiar a manutenção do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que foi cassado por quebra de decoro.

Em 2022, sobreviveu a um acidente de helicóptero na Bahia, com ferimentos leves.

Escândalo das Funcionárias Fantasmas

O acordo firmado com a Procuradoria-Geral da República em 2023, e avalizado pelo ministro Alexandre de Moraes, admitiu que recursos públicos foram usados para pagar pessoas que prestavam serviços privados à família e empresas do deputado.

Dentre os casos, uma empregada doméstica da família foi registrada como secretária parlamentar, recebendo salário e gratificações acima do usual. Outra funcionária estava ligada diretamente a uma empresa administrada por Bacelar e seus familiares.

Propostas Recentes

Bacelar propôs recentemente a criação de uma CPI para investigar maus-tratos a animais e atividades relacionadas, além de outras propostas que visam flexibilizar as regras sobre acúmulo de cargos na educação e jornadas de trabalho.

Veja Também