26.5 C
Brasília
quarta-feira, 29/04/2026

Rio: Oruam e família são foragidos da justiça

Brasília
chuva fraca
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
41 %
4.6kmh
20 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
29 °

Em Brasília

Oruam, conhecido rapper, sua mãe, Márcia Nepomuceno, e seu irmão, Lucas Santos Nepomuceno, estão foragidos da Justiça segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). Mandados de prisão foram emitidos contra eles durante a Operação Contenção, que tem como objetivo desarticular o setor financeiro do Comando Vermelho (CV).

Na quarta-feira, agentes da PCERJ realizaram buscas em Jacarepaguá e Barra da Tijuca na zona sudoeste do Rio para cumprir ordens relacionadas aos envolvidos que compõem a estrutura financeira e logística da facção criminosa.

As investigações apontam que Oruam, sua mãe e seu irmão atuavam no sistema financeiro ilegal da organização, que envolve a recepção, fragmentação e repasse de valores obtidos com o tráfico de drogas. O dinheiro era distribuído de lideranças do CV a operadores financeiros, entre eles membros da família de Oruam. Esses valores eram depois divididos entre contas de terceiros, custeio de despesas, compra de bens e ocultação de patrimônio.

A renda declarada pelos suspeitos não condiz com as movimentações financeiras detectadas, indicando a origem ilícita dos recursos, configurando assim o crime de lavagem de dinheiro. A polícia também aponta o envolvimento de Marcinho da VP, pai de Oruam, como figura central da facção, mesmo estando preso há anos.

Durante a operação, mais de 300 criminosos foram presos e 136 morreram em confrontos com a polícia. Combates resultaram na apreensão de 470 armas, incluindo 190 fuzis, e mais de 51 mil munições.

Apesar da intensa operação, Oruam, sua mãe e seu irmão não foram localizados e por isso são considerados procurados pela Justiça.

Nesta quarta-feira, um homem identificado como Carlos Alexandre Martins da Silva foi preso, sendo apontado como um dos operadores financeiros da facção.

Veja Também