UOL/FOLHAPRESS
A rede social X, antes conhecida como Twitter, apresentou problemas técnicos na manhã desta segunda-feira (22). Por volta das 11h30, o acesso à plataforma foi restabelecido.
Os usuários começaram a notar dificuldades por volta das 11h, horário de Brasília. Durante esse período, a rede social não atualizava as novas postagens para quem já estava logado e também não permitia a criação de novos posts.
O site DownDetector indicou um aumento nas reclamações sobre a instabilidade no Brasil, atingindo mais de 2.400 queixas às 11h. Como os dados dependem dos relatos dos usuários, a quantidade real de pessoas afetadas pode ser maior. Também foram reportadas falhas no X nos Estados Unidos no mesmo horário.
Muitos usuários expressaram descontentamento nas redes sociais devido à interrupção do serviço.
Possivelmente, o problema esteve relacionado à empresa Cloudflare. Às 10h35, a X começou a apresentar um número maior de erros em seus sistemas. Em novembro do ano passado, uma falha semelhante já havia causado a queda temporária do X e de outros sites.
Em sua página de status, a Cloudflare comunicou que iniciou a correção da instabilidade por volta das 11h35, o que pode ter ajudado a normalizar o funcionamento da rede social gradualmente.
A Cloudflare atua como uma espécie de intermediária inteligente entre o usuário e o site, buscando carregar páginas e arquivos a partir de servidores mais próximos do internauta. Isso diminui o tempo de resposta, melhora o desempenho e evita sobrecarga nos servidores principais.
Por ser uma estrutura muito grande e influente, cerca de 20% de todo o tráfego mundial passa pela rede da Cloudflare, o que explica por que problemas nela geram falhas em várias plataformas simultaneamente.
Além disso, a empresa permite que desenvolvedores executem códigos diretamente em sua rede global, o que torna sites e aplicativos mais rápidos ao operar mais próximos do usuário.
