O programa coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal consolidou melhorias significativas no atendimento à população em situação de rua. Desde a implantação da nova fase oficializada em julho de 2025, houve um aumento notável no número de pessoas que aceitaram o acolhimento voluntário em comunidades terapêuticas, saltando de 31% para cerca de 43%.
Em 11 meses, mais de 900 atendimentos foram realizados, resultando em 390 pessoas iniciando tratamento para a dependência química. As ações concentram-se principalmente no Plano Piloto, mas também abrangem áreas como Taguatinga e Ceilândia, incluindo unidades do Hotel Social.
O trabalho das equipes se baseia na abordagem humanizada, estabelecendo relações de confiança e oferecendo suporte contínuo. Diego Moreno, subsecretário de Enfrentamento às Drogas da Sejus-DF, destaca que muitos atendidos estavam sem esperança antes do acompanhamento do programa.
Além do acolhimento terapêutico, o programa encaminha os assistidos para oportunidades de emprego, tratamento médico, reintegração familiar, programas habitacionais e retorno ao estado de origem, mostrando um atendimento integral e integrado.
Entre as histórias de sucesso está a de Carlos Santos, que após anos vivendo nas ruas e enfrentando a dependência, encontrou no programa a chance de recomeço e hoje participa ativamente da reinserção social com esperança renovada.
Essa experiência reforça a importância e a eficácia da busca ativa e da política pública aplicada, que vem gerando resultados positivos no enfrentamento da situação de rua e dependência química no Distrito Federal.
