Equipes da 8ª Delegacia de Polícia da Estrutural, com o apoio da Polícia Civil do Ceará, realizaram uma operação nesta quarta-feira (3/6) contra um grupo investigado por aplicar golpes utilizando falsos anúncios de motos. A ação ocorreu em Fortaleza, no Ceará, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
As investigações identificaram que um núcleo familiar do Ceará está envolvido em estelionatos virtuais contra vítimas de várias regiões do país. Após atrair as vítimas em plataformas de venda pela internet, eles transferiam as negociações para aplicativos de mensagens, onde induziam pagamentos adiantados para cobrir custos falsos, como frete e transporte dos veículos.
A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou a investigação após uma vítima registrar ocorrência, relatando que foi induzida a fazer transferências via Pix com a justificativa de pagamento para o transporte do veículo.
Durante a investigação, foram encontradas evidências da organização do grupo e sua possível ligação com outros casos semelhantes. Destacou-se o uso de e-mails com aparência profissional, simulando contas institucionais de transportadoras para reforçar a narrativa fraudulenta. Contas bancárias também foram identificadas para o recebimento dos valores fraudulentos.
Outros casos com o mesmo padrão foram registrados no Distrito Federal e em diferentes estados, como Bahia, Minas Gerais, Piauí e Maranhão. Em Minas Gerais, por exemplo, uma vítima sofreu um prejuízo próximo de R$ 50 mil.
O Poder Judiciário autorizou a realização dos mandados para a coleta de provas nas residências localizadas nos bairros Vila Monte Castelo e Carlito Pamplona, em Fortaleza.
Os suspeitos são um casal e a mãe de um dos envolvidos, formando o núcleo familiar investigado. Uma das investigadas possui antecedentes por tráfico de drogas.
As penas para os crimes investigados podem chegar a 23 anos de prisão. Os acusados podem responder por estelionato eletrônico, com pena de até 8 anos; associação criminosa, com pena de até 5 anos; e lavagem de dinheiro, com pena de até 10 anos, além de outras sanções legais.

