ALÉXIA SOUSA E LEONARDO VIECELI
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)
Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, foi liberada na tarde desta quinta-feira (4). Ela saiu do Instituto Penal Talavera Bruce, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, conforme confirmado por sua defesa.
A liberdade aconteceu após a Justiça do Rio de Janeiro conceder perdão judicial a Monique Medeiros no julgamento pela morte de Henry Borel. A decisão foi anunciada na madrugada de quinta-feira. Monique havia sido condenada por não agir diante da tortura que Henry sofreu, recebendo uma pena de um ano e quatro meses de prisão, mas essa pena já foi cumprida.
Quanto à acusação de homicídio, os jurados descartaram a intenção de matar e mudaram a classificação para homicídio culposo, quando não há intenção de causar a morte.
Elizabeth Machado Louro, juíza do 2º Tribunal do Júri do Rio, concedeu o perdão judicial, extinguindo a punição de Monique Medeiros por esse crime.
Por outro lado, o ex-companheiro de Monique e padrasto de Henry, Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, foi condenado a 43 anos, nove meses e 20 dias de prisão pela morte do menino. O crime ocorreu em março de 2021, no apartamento da família na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio de Janeiro.
Os jurados reconheceram que houve homicídio duplamente qualificado e crime de tortura contra Henry Borel.

