10.6 C
Brasília
sexta-feira, 05/06/2026

DF abre centro para ajudar mulheres no climatério

Brasília
chuva fraca
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
96 %
3.3kmh
0 %
sex
24 °
sáb
24 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Em Brasília

Um novo Centro de Referência será aberto no Distrito Federal para oferecer atendimento completo a mulheres que estão passando pelo climatério. O local escolhido é o segundo andar da Rodoviária do Plano Piloto, um ponto central e de fácil acesso, conforme anunciado pela governadora Celina Leão.

Este centro terá como objetivo ser um ponto de apoio para o atendimento especializado e para oferecer informações e treinamentos nas unidades de saúde da rede pública.

O projeto inclui melhorar o acesso a tratamentos adequados, como medicamentos e terapias hormonais, quando indicados. Além disso, as equipes das unidades básicas de saúde serão capacitadas para oferecer um acompanhamento melhor. Também será fortalecido o uso de protocolos específicos e disponibilizados mais recursos para garantir um atendimento de qualidade às mulheres nesta fase da vida.

O climatério é um período de mudanças hormonais que pode causar sintomas como ondas de calor, variações de humor e problemas para dormir. No Sistema Único de Saúde (SUS), o acompanhamento é fundamental para orientar, acolher e, se necessário, oferecer tratamentos que aliviem os sintomas e ajudem a manter a qualidade de vida das mulheres.

Veja Também