20.5 C
Brasília
quinta-feira, 06/08/2026

Justiça sugere acordo para acabar greve na CPTM nesta quarta

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
37 %
1.5kmh
6 %
qui
29 °
sex
31 °
sáb
33 °
dom
33 °
seg
27 °

Em Brasília

LEANDRO MACHADO
FOLHAPRESS

A Justiça do Trabalho apresentou uma proposta para que os funcionários da CPTM e o governo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) façam um acordo e a greve dos ferroviários, que está no segundo dia nesta quarta-feira (5), chegue ao fim.

A proposta será votada pelos trabalhadores em assembleia ainda na tarde desta quarta. Se aprovada, os servidores devem voltar a trabalhar a partir das 16h.

A paralisação já chegou ao segundo dia prejudicando a mobilidade na capital, com outras linhas ficando superlotadas.

Os funcionários querem garantir seus empregos diante da privatização de algumas linhas da CPTM feita pela gestão de Tarcísio. As linhas 11, 12 e 13 foram concedidas para a empresa Trivia Trens no final de junho.

Devido a problemas na operação, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) decidiu que a CPTM deve reassumir o controle dessas linhas por 90 dias.

Mais cedo, o governador Tarcísio disse que enviaria um projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), garantindo que os trabalhadores das linhas concedidas seriam absorvidos por órgãos públicos do estado.

Durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), sindicatos afirmaram que a proposta do governo não garantiu a manutenção dos empregos de toda a empresa, citando apenas as linhas 11, 12 e 13.

Essas três linhas empregam 2.477 pessoas ao todo.

A CPTM ainda opera a linha 10-turquesa e emprestou mais de 400 funcionários para a linha 17-ouro do metrô, inaugurada em março.

Luiz Barbosa Neto Júnior, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, disse que a preocupação é grande: “não faz sentido falar só dos funcionários das linhas 11, 12 e 13 porque daqui a 90 dias essas linhas não pertencem mais à CPTM. Tudo será da Trivia Trens. E se retirar os servidores da linha 17, ela para”.

Diante da situação, o desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, vice-presidente do TRT-2, sugeriu uma “cláusula de paz” para pôr fim à greve.

Ele propôs que o governo incluísse no projeto os 2.171 funcionários da linha 10-turquesa, que não foi privatizada, além dos atuais trabalhadores da CPTM.

Se a proposta for recusada pelo sindicato, a multa diária foi aumentada para R$ 5 milhões caso 90% dos funcionários das linhas não trabalhem nos horários de pico, e 70% nos demais horários.

Também foi sugerido cancelar as multas de R$ 400 mil referentes aos dois primeiros dias de greve se a proposta for aceita.

Inicialmente, o governo não quis aceitar a proposta da Justiça, mas após uma pausa para consulta, aceitou devido à gravidade da situação e aos prejuízos para a população.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil decidiu continuar a greve por tempo indeterminado na noite de terça-feira (4).

Em nota, o sindicato destacou que tentou negociar novamente com o governo, mas não obteve garantias escritas sobre a manutenção dos empregos de todos os trabalhadores da CPTM, principal ponto da reivindicação.

Segundo o sindicato, a greve visa proteger os direitos dos ferroviários e a segurança de milhares de profissionais dedicados ao transporte público em São Paulo.

Por sua vez, o governo disse que a greve é injustificada e causa grandes prejuízos para quase 1 milhão de passageiros que usam transporte ferroviário diariamente.

Dos 4.648 funcionários da CPTM em junho de 2026, 2.171 continuam na linha 10-turquesa; os demais estão em um plano de realocação para o Metrô, Artesp, Arsesp e outros órgãos.

Funcionamento das linhas

  • Linhas funcionando normalmente:
  • 1-azul
  • 2-verde
  • 3-vermelha
  • 4-amarela
  • 5-lilás
  • 15-prata
  • 7-rubi
  • 8-diamante
  • 9-esmeralda
  • 10-turquesa
  • 13-jade

Linhas com funcionamento parcial:

  • 11-coral: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianases. Entre Guaianases e Estudantes, há ônibus do sistema Paese em frente às estações.
  • 12-safira: trens circulam entre Brás e Engenheiro Goulart. Entre Engenheiro Goulart e Calmon Viana, ônibus do sistema Paese atendem os passageiros.
  • Paese: A CPTM usa 195 ônibus do sistema Paese – 95 para a linha 11-coral, 90 para a 12-safira e 10 para a 13-jade.

Veja Também