O presidente do Irã declarou que o país não tem intenções de utilizar bombas atômicas, mas reafirma seu direito soberano de enriquecer urânio para fins pacíficos. Essa posição destaca a separação clara entre a rejeição à arma nuclear e o compromisso com o desenvolvimento do programa nuclear civil do Irã.
Ele enfatizou que o enriquecimento de urânio é uma atividade legítima prevista em acordos internacionais, permitindo ao Irã avançar em tecnologia nuclear para geração de energia e outros usos científicos. A insistência no direito de enriquecer urânio faz parte da estratégia do país para manter sua autonomia na área nuclear.
O governo reforça que a política de não proliferação nuclear é respeitada e que a busca por energia nuclear será destinada exclusivamente a fins pacíficos, sem a fabricação de armas atômicas.
