21.3 C
Brasília
terça-feira, 16/06/2026

GDF muda endereço do Centro Pop na Asa Sul

Brasília
céu limpo
21.3 ° C
21.3 °
21.3 °
68 %
2.6kmh
4 %
ter
25 °
qua
27 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

Celina Leão, governadora do Distrito Federal, anunciou a transferência do Centro Pop da Asa Sul para um novo local, visando garantir um espaço mais seguro e adequado para o acolhimento da população em situação de rua. A decisão foi tomada após uma reunião com secretários de diversas áreas que discutiram estratégias integradas para melhor atendimento dessa população.

A mudança responde a preocupações sobre a segurança e a convivência na região, especialmente devido a relatos de tráfico de drogas próximos ao antigo endereço. Segundo Celina Leão, a prioridade é manter o atendimento humanizado e fortalecer os serviços sociais, de saúde e de reinserção no mercado de trabalho, adotando um local que não comprometa a segurança da comunidade.

Além da transferência, o governo planeja lançar um cadastro integrado para a população em situação de rua, unificando dados de diferentes órgãos para aprimorar a assistência social, saúde, segurança pública e justiça. A iniciativa contará com o suporte da área de tecnologia do GDF para facilitar o cruzamento de informações.

Durante a reunião, também foi debatido um projeto de lei que institui protocolos para acolhimento humanizado e internação involuntária em casos extremos, como dependência química severa, conforme previsto na legislação. O objetivo é oferecer atendimento contínuo e efetivo para pessoas em condições de vulnerabilidade extrema.

Celina Leão destacou a importância da união entre as secretarias para enfrentar essa questão: “É a primeira vez que estamos enfrentando esse problema com a unidade de todas as secretarias porque não adianta a gente não tomar providências. A decisão está tomada.”

Estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Governo, Proteção da Ordem Urbanística, além da Casa Civil e da área de tecnologia do GDF. A expectativa é a definição do novo endereço do Centro Pop e o avanço na reestruturação das políticas de atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal.

Veja Também