A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a limitar a venda de passagens no Brasil da companhia aérea Flybondi, da Argentina, a partir desta quarta-feira (29). Essa medida foi tomada para proteger os passageiros, pois a Anac detectou sinais de que a empresa está enfrentando dificuldades para manter suas operações e que isso pode prejudicar os consumidores.
Entre os dias 1º e 27 de julho, 79% dos voos da Flybondi foram cancelados. A fiscalização também mostrou que a empresa reduziu bastante suas operações no Brasil e que houve um aumento nas reclamações dos passageiros, que relataram problemas para contato com a empresa, reembolso, mudanças de voo e atendimento.
Com essa decisão, a Flybondi foi proibida de vender passagens para novos destinos nacionais, como Florianópolis, Maceió e Salvador, e de abrir novas rotas ou aumentar a frequência de voos no país. A venda de bilhetes para a rota Buenos Aires–Rio de Janeiro (Galeão) será suspensa a partir de 3 de agosto.
A Anac pode alterar ou cancelar essas restrições caso a empresa demonstre melhorias que garantam a normalidade das operações e evitem riscos aos passageiros.
As passagens já compradas não serão afetadas. A Flybondi deve continuar oferecendo reacomodação gratuita ou reembolso total em até sete dias para novos cancelamentos. Passageiros com problemas devem procurar o atendimento da empresa e, se não forem atendidos, registrar uma queixa na Anac.
Informações da Agência Brasil.
