20.8 C
Brasília
quinta-feira, 06/08/2026

Agosto Dourado fortalece o apoio à amamentação

Brasília
nuvens quebradas
20.8 ° C
20.8 °
20.8 °
38 %
1.1kmh
61 %
qui
29 °
sex
31 °
sáb
33 °
dom
33 °
seg
28 °

Em Brasília

Agosto é um mês dedicado a aumentar a consciência e estimular a amamentação. Durante esse período, a campanha Agosto Dourado intensifica as ações para promover, proteger e apoiar a amamentação na rede pública do Distrito Federal. Essas ações têm o objetivo de mostrar para toda a sociedade as vantagens do leite materno, desde os primeiros dias do bebê até a vida adulta.

Graça Cruz, que é coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno no Distrito Federal, destaca que a campanha busca espalhar informações importantes para a saúde de todos. Ela explica que essas ações são feitas em todo o mundo para lembrar os muitos benefícios do leite materno, que tem nutrientes e substâncias que ajudam a construir uma saúde forte desde cedo.

Graça Cruz também reforça que a ajuda no Agosto Dourado não deve ser oferecida só para as mães que estão amamentando, mas também para as grávidas, familiares, patrões e a comunidade toda. Para ela, amamentar é um direito que precisa ser garantido por todos, incluindo os serviços de saúde, a família e os empregadores, que têm um papel importante em apoiar a mulher, especialmente quando ela volta a trabalhar e quer continuar amamentando.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês sejam alimentados só com leite materno até os seis meses de idade. Depois disso, o leite materno pode ser combinado com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais. Graça Cruz reforça que, para que isso aconteça, a mulher precisa de uma rede forte de apoio.

Mães que precisarem de ajuda para amamentar ou que queiram doar leite materno podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou um banco de leite humano no Distrito Federal. Também podem buscar informações e apoio por meio do portal Amamenta Brasília, do Disque Saúde 160, opção 4, e do Portal do Cidadão.

O nome Agosto Dourado foi escolhido pela OMS e pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba) para representar o padrão ouro do leite materno, que é considerado o alimento mais completo e perfeito para a nutrição e proteção do bebê nos primeiros meses de vida. No Brasil, essa campanha foi oficializada pela Lei Federal nº 13.435/2017.

Veja Também