28.5 C
Brasília
sábado, 22/02/2025

Serviço de emissão de identidade no DF tem limite de 500 vagas por dia

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.4 °
28.5 °
45 %
5.1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

Em setembro, agendamento era limitado por 30 minutos a cada semana. Moradores ainda se queixam da dificuldade para conseguir atendimento.

Agendamento para emissão de carteira de identidade pode ser feito por telefone e presencialmente (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

Moradores do Distrito Federal reclamam não conseguir agendar atendimento há meses para fazer a primeira identidade ou retirar a segunda via nos 15 Postos de Identificação em Brasília. Algumas pessoas esperam pela vaga desde setembro, quando o serviço de agendamento online era feito por limite de tempo – 30 minutos por semana. Atualmente, a dificuldade está no número limitado de vagas liberado por dia.

De acordo com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento, são disponibilizadas 500 vagas por dia, de segunda à sexta. “As vagas são preenchidas no mesmo dia e costumam se esgotar em poucas horas”, informou a corporação.

Os postos atendem somente por agendamento, que pode ser feito pelo call center do GDF – 156 – e pelo site da Polícia Civil. Por telefone, o serviço funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados. Pela internet, o agendamento pode ser feito a partir das 7h30.

O contador Williams Pereira Lopes, 32, foi contratado recentemente em uma empresa privada e precisa abrir uma conta bancária para receber o salário, mas, sem a identidade, não consegue. “Eu ligo no 156 e a recepciopnista fala que não tem agenda, não tem vaga. Mas não me explica o porquê”, afirma.

Além disso, ele está com a carteira de motorista vencida e, para renová-la, precisa da identidade. “Também tenho dinheiro depositado em uma conta que preciso sacar e não consigo, porque não lembro a senha e nem consigo resgatá-la. A CNH não vale e a identidade não tenho”, afirma.

Na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 16h, o site da polícia informava: “Não há vagas disponíveis” para o agendamento da 1 ª e da 2ª via da identidade.

 

Página na internet do Sistema de Agendamento de Serviços, da Polícia Civil do DF, que permite marcar data e hora para emissão de carteira de identidade (Foto: Site Polícia Civil do DF/Reprodução)

Uma moradora do DF que preferiu não se identificar, com medo de ter o documento atrasado “de propósito”, afirma ter conseguido agendar o atendimento nesta segunda (21) depois de um mês de tentativas, porque foi informada por uma telefonista do 156 sobre o horário de atendimento do call center. “Antes disso, liguei cinco vezes e nunca me explicaram que tem ligar cedo, porque as vagas não duram nem 30 minutos”, disse.

Em setembro, o Sistema de Agendamento de Serviços da Polícia Civil ficou disponível por apenas 30 minutos durante toda a última semana do mês. A plataforma online foi criada em julho para facilitar a vida dos moradores de Brasília, mas não funcionava na capacidade máxima por conta do “baixo efetivo” no Instituto de Identificação.

Veja Também