UOL/FOLHAPRESS
O médico Rodrigo Felipe Amparado foi detido preventivamente em Itaúna do Sul, região Noroeste do Paraná, acusado de intimidar e perseguir servidores públicos para manter regalias no hospital municipal.
A prisão ocorreu na quarta-feira durante uma ação do Ministério Público do Paraná (MPPR). Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do médico, que trabalhava no Hospital Municipal de Itaúna do Sul.
Rodrigo está sendo investigado por ameaçar e perseguir os funcionários do hospital. De acordo com o MPPR, ele buscava conservar privilégios e teria instaurado um ambiente de autoritarismo, que uma testemunha chegou a comparar a um “filme de terror”.
O médico teria tomado para si uma sala do hospital para uso particular. Em áudio divulgado pelo MPPR, a promotora Marina Campos Corrêa afirmou que Rodrigo se apropriava de uma sala onde ficava com a esposa durante os plantões.
A situação piorou após a posse da nova secretária de Saúde do município, que tentou corrigir irregularidades. Em retaliação, o médico perseguiu a secretária, seus familiares e outros servidores.
As ameaças foram feitas pessoalmente, o que dificultou a coleta de provas, segundo o Ministério Público. A denúncia chegou ao MP por uma das vítimas.
Rodrigo Felipe Amparado é servidor público concursado de Itaúna do Sul e também atende no Hospital Municipal de Nova Londrina. O processo está sob sigilo, mas a promotora autorizou a divulgação de informações adicionais.
A Prefeitura não respondeu sobre o afastamento do médico ou medidas internas relacionadas. A defesa do médico não foi localizada até o momento.
Diante da gravidade, o Ministério Público instaurou investigação e solicitou à Justiça a prisão preventiva e buscas.
A Justiça autorizou e os mandados foram cumpridos na quarta-feira, conforme o MPPR.
A Polícia Civil não informou sobre o destino do médico após a prisão nem se houve registros anteriores. Participação em buscas e apreensão também não foi confirmada.
