24.5 C
Brasília
quinta-feira, 07/05/2026

Lula entrega a Trump lista de autoridades brasileiras com visto barrado

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20 °
50 %
1.5kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
21 °

Em Brasília

Washington e Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (7/5), que entregou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a lista das autoridades brasileiras que ainda têm vistos pendentes devido a sanções aplicadas pelo governo americano.

Essa lista inclui ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em entrevista em Washington após encontro com Trump, Lula mencionou a aprovação do PL da Dosimetria, que reduz penas para condenados pelos atos antidemocráticos do dia 8 de Janeiro. Ele espera que isso leve o presidente americano a liberar os vistos dos brasileiros.

Perguntado se houve acordo sobre a aprovação da proposta, Lula negou e explicou que a quantidade de anos da condenação é uma questão do poder Judiciário.

“O presidente da República não decide a quantidade de anos da condenação. Eu entreguei a lista porque já tinha entregue uma vez antes e o assunto não foi resolvido”, disse.

O presidente destacou que há muitas pessoas importantes com restrições de visto e que continuará insistindo para que o governo dos EUA reverta essa decisão.

Ele citou ministros da Suprema Corte, o procurador-geral e a filha de 10 anos do ministro Padilha como exemplos das pessoas afetadas.

O encontro entre Lula e Trump aconteceu na Casa Branca e durou cerca de três horas. Entre os temas abordados estiveram tarifas, minerais críticos, cooperação contra o crime organizado, além de questões geopolíticas.

Veja Também