21.6 C
Brasília
terça-feira, 21/04/2026

Lula chama guerra entre EUA e Irã de insensatez em viagem à Europa

Brasília
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
66 %
1.2kmh
100 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
26 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou nesta terça-feira (21/4) a guerra entre os Estados Unidos e o Irã como uma “insensatez”. Em conversa com jornalistas antes de embarcar para Portugal, ele afirmou que o conflito não precisava ter acontecido, destacando que os americanos são um país poderoso e não precisam demonstrar força o tempo todo.

Segundo Lula, muitas questões poderiam ser resolvidas sem violência, através de negociações pacíficas. Ele lembrou a “Declaração de Teerã” de 2010, mediada por Brasil e Turquia, que buscava uma solução para o impasse nuclear com o Irã, mas que não foi aceita pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Lula ressaltou que os Estados Unidos estão pagando as consequências dessa rejeição. Atualmente, ele cumpre compromissos em Portugal, incluindo reuniões com o primeiro-ministro Luís Montenegro e o presidente da República António José Seguro.

Continuação da viagem pela Alemanha

Nesta manhã, Lula finalizou sua visita à Alemanha com um encontro com a governadora de Mecklenburg – Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig. No dia anterior, o presidente brasileiro assinou 15 atos que abrangem cooperação em áreas como minerais críticos, meio ambiente e defesa.

Veja Também