26.2 C
Brasília
segunda-feira, 20/04/2026

Irã analisa próximos passos sobre cessar-fogo com EUA

Brasília
nublado
26.2 ° C
26.2 °
26.2 °
52 %
2kmh
97 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
22 °

Em Brasília

Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, informou nesta segunda-feira (20/4) que o país está avaliando todos os aspectos da atual crise com os Estados Unidos e decidirá como agir diante do fim próximo do cessar-fogo entre as nações.

A declaração foi feita em uma conversa telefônica com Ishaq Dar, chanceler do Paquistão, em meio a tensões crescentes entre Washington e Teerã.

De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores iraniano, o Irã agradeceu a mediação do Paquistão nas negociações, mas acusou os Estados Unidos de agirem de forma provocativa e de violarem os termos da trégua vigente.

Abbas Araghchi destacou ainda ameaças e agressões contra navios comerciais do Irã, além de atitudes contraditórias de Washington que dificultam a continuação do diálogo diplomático.

O governo iraniano ressaltou que ambas as partes concordaram na importância de manter consultas para preservar a paz e a estabilidade na região.

Posição dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que considera altamente improvável a extensão do cessar-fogo com o Irã caso não ocorram avanços concretos nas negociações.

Donald Trump afirmou que não aceitará um acordo ruim e sugeriu que os combates podem ser retomados se não houver entendimento até o fim da trégua, prevista para terminar na quarta-feira (22/4).

A crise entre Irã e Estados Unidos aumenta após semanas de impasse diplomático e acusações mútuas de descumprimento do cessar-fogo. O Irã rejeitou novas negociações no Paquistão e acusa os EUA de bloqueio naval no Estreito de Ormuz e apreensão de embarcações iranianas.

Por sua vez, a Casa Branca afirma que o Irã não está cumprindo seus compromissos e mantém postura agressiva na região.

Veja Também