15.5 C
Brasília
terça-feira, 05/05/2026

Delação de Vorcaro atrasa e preocupa PF

Brasília
chuva moderada
15.5 ° C
15.5 °
14.5 °
88 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
27 °

Em Brasília

Mais de um mês após firmar acordo de confidencialidade com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República, a delação premiada de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, ainda não avançou como esperado.

A defesa do empresário planejava formalizar o acordo em abril, mas ainda não conseguiu reunir as informações necessárias para a investigação.

Segundo apuração, Vorcaro não revelou detalhes sobre o destino dos valores supostamente desviados na fraude financeira nem sobre possíveis envolvidos no esquema.

Caso Banco Master

  • O Banco Central decretou a falência do Banco Master em novembro de 2025 por problemas financeiros graves e violações às normas do sistema financeiro.
  • Na mesma época, a Polícia Federal iniciou a Operação Compliance Zero para investigar o caso.
  • A investigação indica que o Banco Master criou carteiras de crédito falsas para favorecer fraudes.
  • Daniel Vorcaro foi preso em novembro, solto e preso novamente em março.
  • Ele também é acusado de liderar uma milícia para intimidar adversários e agentes públicos.

Desafios na investigação

A Polícia Federal avalia que pode haver novas fases da Operação Compliance Zero, pois ainda há muitos detalhes a descobrir sobre o caso Banco Master.

Um dos obstáculos é a quantidade de provas a serem analisadas. Até agora, a perícia dos eletrônicos apreendidos com Vorcaro não foi concluída.

No dia 18 de março, o ministro André Mendonça autorizou a extensão da investigação por mais 60 dias. Com os novos elementos levantados, a polícia pode solicitar mais tempo para finalizar o inquérito.

Daniel Vorcaro está preso preventivamente desde 4 de março, no âmbito da terceira fase da Operação Compliance Zero, que investiga a venda irregular de carteiras de crédito fraudulentas ao Banco de Brasília (BRB).

Durante esta etapa, a Polícia Federal identificou que Vorcaro comandava uma milícia para pressionar adversários e agentes públicos.

Após passagem pela Penitenciária Federal de Brasília, ele foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal, onde está em uma cela individual.

Na última fase da operação, em 16 de abril, o executivo Paulo Henrique Costa foi preso. Ele é investigado por autorizar operações sem garantias e por supostamente receber imóveis de Vorcaro como pagamento.

A defesa de Daniel Vorcaro foi contatada para comentar sobre o acordo de delação, mas não respondeu até o momento.

Veja Também