24.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/06/2026

Van levava alunos sem autorização para transporte escolar

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
50 %
4.2kmh
0 %
qui
22 °
sex
24 °
sáb
24 °
dom
27 °
seg
27 °

Em Brasília

Goiânia – Uma van que transportava cinco estudantes em Goiás não tinha autorização para realizar transporte escolar intermunicipal, conforme informou a Agência Goiana de Regulação (AGR). O veículo levava 12 alunos de Córrego do Ouro para Sanclerlândia, em um trajeto de cerca de 40 km, quando sofreu um acidente.

A van bateu na traseira de um caminhão parado na pista, que não possuía acostamento. A AGR também confirmou que a carreta não estava cadastrada no órgão nem registrada como transporte escolar no sistema do Detran-GO.

O veículo estava registrado em nome do Fundo Estadual de Saúde de Goiás, e foi cedido ao município de Sanclerlândia em 2018. A responsabilidade pela manutenção e uso do ônibus é da prefeitura local.

Acidente grave

Os estudantes eram do Colégio Estadual da Polícia Militar 5 de Janeiro, de Sanclerlândia. Além das cinco vítimas fatais, o motorista e sete passageiros ficaram feridos e foram socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros. As vítimas tinham entre 11 e 14 anos e foram identificadas como Isadora Castro Neves, Maria Carolina Sabino Alves, Lucas Antonio de Souza Dias, Ezequiel Souza de Oliveira e Izadora Monteiro da Silva.

A van foi repassada ao colégio pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários, que também cuidava da operação e seguro do veículo, bem como da contratação do motorista, que recebia pagamento diretamente dos pais dos alunos.

Uma investigação preliminar indica que faróis altos de um carro próximo podem ter incomodado o motorista de 70 anos. Peritos constataram que tanto a van quanto a carreta não tinham tacógrafo, equipamento obrigatório para transporte escolar e veículos de carga. A sinalização e condições da rodovia também são avaliadas.

A Polícia Civil trata o caso como homicídio culposo e lesão corporal no trânsito. Os laudos periciais devem sair em até 30 dias.

Estudantes internados

Três estudantes seguem internados. Emanuella Augusta, de 12 anos, está em estado grave na UTI do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, em Goiânia. Outro estudante de 12 anos passou por cirurgia e está estável na enfermaria do hospital, e um jovem de 13 anos foi transferido para o Hospital Estadual de Ortopedia e Reabilitação, onde se recupera bem após cirurgia.

A investigação continua para esclarecer todos os detalhes do acidente e da situação do veículo utilizado para transportar os alunos.

Veja Também