22.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/05/2026

Tarifa de energia em junho fica amarela, igual a maio, diz Aneel

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
19.5 °
60 %
3.1kmh
40 %
sáb
24 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
19 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o consumo de energia no mês de junho será amarela, mantendo o mesmo nível de maio. Com isso, os consumidores pagarão um valor extra de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.

Essa decisão veio após uma redução das chuvas em todo o Brasil, o que causou dificuldade na geração de energia hidrelétrica. Embora houvesse risco de bandeira vermelha, que teria um custo maior, o patamar amarelado foi mantido.

De janeiro a abril, a bandeira foi verde, sinalizando condições favoráveis para produção de energia. No entanto, a possibilidade do fenômeno El Niño no segundo semestre pode levar a um aumento dos custos energéticos, devido ao calor e à diminuição das chuvas em algumas regiões.

Aneel explica que o período seco diminui a geração hidrelétrica e aumenta o uso de usinas termelétricas, mais caras, elevando assim o valor da energia para o consumidor.

Além disso, o preço da energia no mercado (Preço de Liquidação de Diferenças – PLD) também subiu, influenciando na manutenção da bandeira amarela.

Em resumo, a conta de luz dos consumidores continuará com uma pequena taxa extra este mês, devido às condições climáticas e ao custo maior na geração de energia.

Fonte: Estadão Conteúdo

Veja Também