22.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/05/2026

FMI e BM alertam sobre falta de petróleo se Estreito de Ormuz continuar fechado

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
19.5 °
60 %
3.1kmh
40 %
sáb
24 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
19 °

Em Brasília

Organizações internacionais importantes, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), fizeram um alerta nesta sexta-feira (29) sobre o risco de faltar petróleo caso o tráfego no Estreito de Ormuz não seja retomado rapidamente.

A guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã, que começou no final de fevereiro, fez com que Teerã fechasse o Estreito de Ormuz, interrompendo o trânsito marítimo por onde passa cerca de 20% do petróleo no mundo.

Em um comunicado conjunto, o FMI, o BM, a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) falaram que as reservas globais de petróleo estão caindo rapidamente devido à perda de oferta pelo Estreito de Ormuz.

Essas organizações alertaram que, se o tráfego marítimo não voltar ao normal, a rápida diminuição das reservas antes do pico do consumo no verão do hemisfério norte pode causar riscos sérios para a segurança energética e para a estabilidade da economia global.

Os países em desenvolvimento, especialmente na Ásia, são os mais afetados por essa redução na oferta de petróleo, e alguns já tomaram medidas para diminuir o consumo.

As instituições também destacaram que, embora a economia mundial esteja mostrando resistência, os efeitos do conflito atingem de forma mais dura os países mais vulneráveis, devido aos altos preços do petróleo e dos fertilizantes.

Durante as reuniões do FMI e do BM em abril, a diretora-geral do Fundo, Kristalina Georgieva, afirmou que a instituição está pronta para aumentar a ajuda aos países em dificuldades, estimando que a guerra pode exigir entre 20 e 50 bilhões de dólares adicionais para apoio econômico.

Mesmo com um acordo de cessar-fogo entre as partes envolvidas, que foi prorrogado e geralmente respeitado, os Estados Unidos e o Irã ainda não chegaram a um acordo para resolver a crise.

Veja Também