25.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/05/2026

GDF ensina reeducandas sobre assédio e como denunciar

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
25 °
47 %
3.1kmh
40 %
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
27 °

Em Brasília

A Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio do GDF realizou na tarde de quarta-feira (25) palestras voltadas para mulheres reeducandas que trabalham no governo, com o objetivo de prevenir e enfrentar o assédio. A iniciativa buscou informar sobre situações de assédio e violência, além de apresentar canais de apoio e formas de proteção.

Michelle Heringer, presidente da comissão, explicou os diferentes tipos de assédio, ressaltando a importância de reconhecê-los no ambiente de trabalho. Ela destacou que a violência pode se manifestar como assédio moral, envolvendo humilhação e constrangimento, ou assédio sexual, com toques ou comentários indesejados.

Adalgiza Maria de Medeiros, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, enfatizou a importância da informação, da educação e dos canais oficiais para denunciar casos de violência. Segundo ela, compreender as formas de agressão ajuda a reconhecer e combater a violência contra a mulher.

Mariana Nunes, promotora de Justiça e ouvidora da mulher do MPDFT, apresentou medidas de proteção, como as ordens protetivas e o dispositivo Viva Flor, destinados a mulheres que enfrentam ameaças. Ela reforçou que nenhuma mulher deve aceitar violência, seja em casa, no trabalho ou em outros lugares.

O GDF também lançou o canal gdfsemassedio.df.gov.br, que oferece informações sobre prevenção e combate ao assédio na administração pública. As denúncias podem ser feitas por meio da ouvidoria no participa.df.gov.br, pelo telefone 162, ou presencialmente em qualquer órgão público. No MPDFT, os canais de denúncia incluem a ouvidoria das mulheres, o site mpdft.mp.br/ouvidoria, o telefone 127, e atendimento presencial.

Veja Também