O número de casos suspeitos e confirmados de fraudes financeiras no Brasil teve um crescimento de 10,26% nos primeiros seis meses de 2026, chegando a mais de 9 milhões de registros. No segundo semestre de 2025, esse total foi de 8,26 milhões.
De acordo com um estudo realizado pela Quod, uma empresa especializada em dados para o mercado de crédito, esse aumento é resultado, principalmente, da melhoria nos sistemas de detecção graças à Resolução 501 do Banco Central. Essa resolução aumentou o compartilhamento de informações entre bancos e outras instituições financeiras para combater fraudes.
O levantamento foi feito com base nos dados do Registro Unificado de Fraudes (Rufra), uma base criada pela Quod que reúne informações de diversas empresas para identificar padrões de ataques, acompanhar vítimas e fraudadores e impedir operações suspeitas.
Além de ajudar na prevenção dos golpes, o Rufra atende às exigências da Resolução 501, que fortaleceu a troca de informações entre as instituições financeiras. Isso fez com que tentativas de fraude antes não registradas passaram a ser incluídas em uma base única, aumentando a eficiência da detecção.
Entre os dados levantados, 78% das fraudes ocorreram por meio de celulares, 94% envolveram contas bancárias correntes e 85% usaram o Pix para transferir dinheiro. A prática conhecida como engenharia social foi responsável por 40% das ocorrências, totalizando mais de 3,6 milhões de casos no período.
O estudo também revela que 3,1 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes nesse tempo, e cerca de 799 mil sofreram golpes mais de uma vez. Pessoas com idades entre 18 e 34 anos representam quase metade (49,06%) das vítimas, enquanto aqueles entre 35 e 49 anos constituem quase 30%. Os homens representam 51% dos casos e as mulheres 48%. A maioria das vítimas, 58%, tem renda de até dois salários mínimos.
Danilo Coelho, diretor de Produtos e Dados da Quod, explica que o aumento dos registros não significa só mais crimes, mas também uma melhor capacidade de monitorar o mercado. Ele destacou que, com a Resolução 501, as instituições financeiras estão compartilhando informações de forma mais eficiente, revelando muitas tentativas de fraude que antes não eram detectadas.
A Quod recomenda que as pessoas tomem cuidados especiais ao realizar operações financeiras, especialmente pelo celular. Entre as dicas estão: evitar decisões financeiras rápidas durante o trabalho, não clicar em links recebidos por mensagens e não emprestar a conta bancária para outras pessoas usarem.
