A segunda metade de abril iniciou com temperaturas acima do normal em várias regiões do Brasil, e essa onda de calor deve continuar aumentando nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, o calor deve persistir até pelo menos o dia 26, garantindo um feriado de Tiradentes com muito sol e poucas nuvens em grande parte do país.
Esse fenômeno, que traz temperaturas até 5°C acima da média, não está ligado ao El Niño e afeta principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, embora o calor esteja presente em todo o território nacional. O Instituto Nacional de Meteorologia lançou alerta vermelho para as áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, devido ao risco de problemas de saúde causados pelo calor prolongado.
Nesse período, a umidade do ar pode cair abaixo dos 30% em algumas regiões, o que aumenta o desconforto térmico. A capital Campo Grande está diretamente na área mais crítica da onda de calor, que pode durar até o final do mês, segundo as previsões meteorológicas.
Mesmo com as temperaturas elevadas, há previsão de chuva em diversas regiões. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical causa chuvas mais fortes no norte da região. No Norte do país, o calor junto com a umidade favorece pancadas de chuva frequentes, enquanto no litoral nordestino e partes da Bahia são esperadas chuvas isoladas.
