21.8 C
Brasília
sábado, 04/07/2026

Túnel de Taguatinga terá simulado de emergência no dia 12

Brasília
céu limpo
21.8 ° C
21.8 °
21.8 °
37 %
2.2kmh
3 %
dom
27 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
21 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal realizará no próximo domingo, dia 12, das 9h às 12h, um simulado integrado para atendimento a emergências envolvendo produto perigoso no Túnel de Taguatinga, conhecido também como Túnel Rei Pelé. Organizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a ação reunirá mais de 20 instituições em uma atividade que visa aprimorar a resposta coordenada em situações de risco.

Para minimizar transtornos, a iniciativa foi programada para um horário de menor fluxo, buscando reduzir os impactos no trânsito local. Motoristas que transitam entre Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e regiões próximas devem ficar atentos às possíveis intervenções temporárias em vias como Avenida Comercial, Avenida Sandu, Pistão Norte e Sul, Avenida Elmo Serejo e acessos relacionados à EPTG. Alternativas devidamente sinalizadas estarão disponíveis com o suporte de agentes de trânsito.

Alexandre Patury, secretário de Segurança Pública, ressalta a importância da colaboração da população para evitar a área durante o simulado, o que contribuirá para o sucesso da operação e a diminuição dos impactos no tráfego.

O treinamento simula um cenário envolvendo produtos perigosos no interior do túnel, exigindo esforços conjuntos das equipes responsáveis pelo atendimento, controle do tráfego e sistemas de segurança, além do atendimento às vítimas simuladas. O exercício avalia protocolos institucionais da SSP-DF, como o Protocolo de Operações Integradas do Túnel de Taguatinga e o Protocolo P2R2, que foca na prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes com produtos perigosos.

Durante a atividade, serão testados procedimentos de comunicação, coordenação operacional e atendimento pré-hospitalar, fortalecendo a integração entre as instituições e garantindo respostas eficientes em situações reais. Essa prática está alinhada às medidas permanentes de segurança operacional adotadas para o túnel e segue modelos de grandes centros urbanos no Brasil e no exterior.

A SSP recomenda aos condutores que planejem seus deslocamentos evitando a região nesse período, utilizando rotas alternativas e acompanhando a sinalização e orientações das equipes de trânsito para uma circulação segura e organizada.

Veja Também