25.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/03/2026




Paes lança caneta para emagrecer no sistema de saúde do Rio; Lula chama assunto de delicado

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
6.2kmh
75 %
sáb
25 °
dom
25 °
seg
24 °
ter
25 °
qua
20 °

Em Brasília

YURI EIRAS E ITALO NOGUEIRA
FOLHAPRESS

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que na próxima semana começará a distribuir canetas para emagrecimento na rede municipal de saúde.

Ele revelou que fará o lançamento oficial na próxima terça-feira (17), durante a inauguração do Supercentro de Saúde da zona oeste da cidade. A declaração foi feita em um evento com a presença do presidente Lula (PT), que comentou que o tema é bastante delicado.

Lula destacou que os médicos devem continuar orientando os pacientes a terem uma alimentação saudável. Segundo ele, não adianta as pessoas receberem o medicamento se continuarem hábitos alimentares ruins, como comer alimentos muito calóricos diariamente.

O prefeito Paes contou que perdeu 30 kg usando o tratamento com a chamada caneta emagrecedora e quer ampliar o acesso ao remédio pelo sistema público.

O medicamento Ozempic, indicado originalmente para tratar diabetes tipo 2, também tem sido usado para emagrecer, pois ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Existem outras marcas similares, como Wegovy e Mounjaro, que contêm substâncias semelhantes.

Estudos estão sendo realizados em várias universidades para entender melhor os efeitos do medicamento no público geral. O governo federal tem trabalhado para acelerar a liberação das versões nacionais do remédio para uso público.

Recentemente, o Ministério da Saúde solicitou à Anvisa que as canetas tenham prioridade na análise, para que cheguem mais rápido ao mercado.

Paes afirmou: “Na próxima terça-feira (17), esperamos um anúncio importante do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Vamos começar a oferecer o Ozempic na rede pública, no Supercentro da zona oeste”.

Lula reforçou que o medicamento não deve ser usado como prêmio para quem não se cuida. “Esse remédio é para pessoas que precisam porque têm dificuldades para emagrecer. Mas o médico deve orientar a prática de exercícios e hábitos saudáveis. As pessoas precisam se movimentar mais no dia a dia”, defendeu.




Veja Também