Omar García Harfuch, chefe da Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã do México, anunciou a prisão de Audias Flores Silva, conhecido como “El Jardinero”, em Nayarit, oeste do país. Ele é apontado como o possível sucessor de Nemesio Oseguera Cervantes, o “El Mencho”, que liderava o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG).
A operação foi realizada pela Secretaria de Marina do México, com o apoio das Forças Especiais. Audias Flores Silva já tinha ordem de prisão no México e era requerido pelas autoridades dos Estados Unidos para extradição.
Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de até 5 milhões de dólares por informações que levassem à prisão do traficante. O embaixador norte-americano no México, Ronald Johnson, comemorou a captura nas redes sociais. Segundo ele, a prisão é um passo importante no combate à violência e ao tráfico de drogas em ambas as nações.
O Departamento de Estado dos EUA declarou que o CJNG está envolvido no tráfico de fentanil, heroína, metanfetamina e cocaína para o país. A captura de “El Jardinero” representa um avanço na luta contra o narcotráfico e a criminalidade organizada.
Quem era El Mencho?
Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, foi o líder do CJNG até sua morte em fevereiro durante uma operação das Forças Armadas do México em Tapalpa, Jalisco. Sob sua liderança, o cartel cresceu e se expandiu por quase todo o México, infiltrando setores estratégicos do país.
