22.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/06/2025




Lula apoia busca por petróleo perto da Amazônia antes da COP30

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
18.4 °
49 %
3.6kmh
40 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
30 °
ter
24 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (19) que o Brasil deve procurar novas reservas de petróleo próximas à Amazônia. Segundo ele, o mundo ainda não está preparado para abandonar os combustíveis fósseis, especialmente a alguns meses da realização da conferência climática COP30 no país.

A companhia estatal Petrobras está aguardando a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar um grande projeto de exploração na região da Margem Equatorial, situada em águas próximas à maior floresta tropical do planeta.

Lula afirmou durante uma entrevista ao podcast do rapper Mano Brown no Spotify: “Sou a favor de trabalharmos com a ideia de um dia não dependermos de combustível fóssil, porém sou realista: o mundo não está preparado para viver sem petróleo”.

Ele acrescentou que o Brasil deve explorar seus recursos naturais para viabilizar a transição energética. O líder político reforçou que a exploração acontecerá a cerca de 545 km da Margem Equatorial, em águas internacionais, onde outros países como Guiana e Suriname já realizam perfurações.

O presidente também destacou que o petróleo pode deixar de ser um combustível tão prejudicial, citando o fato de o Brasil já utilizar 30% de etanol na gasolina e 15% de biodiesel no diesel.

A Margem Equatorial, localizada na região norte do país, possui reservas estimadas em pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo bruto.

Em ação separada do projeto da Petrobras, o país concedeu na terça-feira 19 de 47 áreas de exploração na mesma região do oceano Atlântico para consórcios liderados pela Petrobras-ExxonMobil e Chevron-CNPC, pelo valor de R$ 844 milhões.

Essa concessão também gerou críticas de grupos ambientalistas e do Ministério Público, que solicitaram a suspensão dos leilões.

A conferência climática da ONU COP30 será realizada em novembro na cidade de Belém, no Brasil.




Veja Também