11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Trump nega ter autorizado ataque ao Irã

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (19/6) que não aprovou qualquer plano militar contra o Irã, contrariando uma reportagem publicada anteriormente pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Na plataforma Truth Social, Trump declarou que o Wall Street Journal desconhece sua real opinião a respeito do Irã.

Segundo a publicação, na noite anterior, o presidente teria informado seus assessores sobre a aprovação de um plano de ataque, porém a decisão final foi adiada para avaliar se Teerã desistiria do programa nuclear.

O líder máximo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou a intervenção dos Estados Unidos no conflito iraniano-israelense, classificando como demonstração de fraqueza e limitação do regime de Israel.

“O fato de os aliados norte-americanos do regime sionista estarem envolvidos e fazendo tais declarações demonstra a fragilidade e inaptidão desse regime”, afirmou o aiatolá na rede social X.

Ataque ao hospital em Israel

O conflito entre o Irã e Israel já dura sete dias, aumentando a tensão na região do Oriente Médio. As Forças de Defesa de Israel confirmaram que disparos de mísseis iranianos atingiram o Soroka Medical Center, principal hospital no sul do país.

A estrutura do prédio sofreu danos graves, de acordo com a administração do hospital, comprometendo sua operação. Os pacientes foram transferidos por medidas de segurança.

Autoridades israelenses informaram que, pelo menos, 71 pessoas ficaram feridas no ataque.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Effie Defrin, reafirmou que não podem permitir que o Irã desenvolva armas nucleares nem mísseis balísticos, pois isso representa uma ameaça fundamental à existência de Israel.

Veja Também