O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social começaram neste sábado (16) uma ação especial de dois dias com 25.852 vagas para atendimentos de benefícios previdenciários e assistenciais.
A iniciativa, que acontece no sábado e domingo (17), adiantará perícias médicas e avaliações sociais, etapas importantes para liberar os benefícios. O atendimento está disponível em 18 estados e no Distrito Federal.
No Nordeste, há 15.698 vagas, seguido pelo Sudeste com 5.466, Norte com 3.928, e Centro-Oeste com 760. Esse mutirão é parte dos esforços para diminuir a longa fila de espera no INSS.
No final de abril, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, revelou que o país tinha 2,6 milhões de pedidos na fila, uma diminuição de 16% em relação a fevereiro, quando havia 3,1 milhões.
Para agendar ou antecipar perícia, os segurados podem ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou usar o serviço Meu INSS, pelo site ou aplicativo móvel.
O INSS também lançou o programa Acelera INSS, que oferece mutirões, reforço de equipe e melhorias tecnológicas nos processos para agilizar o atendimento. O objetivo é garantir que os segurados recebam uma resposta em até 45 dias, conforme a lei.
Informações obtidas da Agência Brasil.
