Serviço foi suspenso no início de janeiro por resolução do Denatran, mas decisão judicial determinou retomada. Enquanto isso, motoristas relatam dificuldades com emissão online.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) pretende retomar a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV), nas unidades físicas, em um prazo de 10 a 15 dias. Desde o início de janeiro, o serviço ocorre apenas online.
A emissão do documento em atendimento presencial havia sido extinta por resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que passou a valer em 4 de janeiro. No entanto, uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Rio Grande do Sul, determinou a volta do serviço.
De acordo com o Detran-DF, o prazo de até duas semanas para a volta das impressões ocorre para que “readequações sejam concluídas”. No entanto, os motoristas que tentam emitir o documento pelo site ou aplicativo relatam dificuldades.
A emissão do documento em atendimento presencial havia sido extinta por resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que passou a valer em 4 de janeiro. No entanto, uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Rio Grande do Sul, determinou a volta do serviço.
De acordo com o Detran-DF, o prazo de até duas semanas para a volta das impressões ocorre para que “readequações sejam concluídas”. No entanto, os motoristas que tentam emitir o documento pelo site ou aplicativo relatam dificuldades.
Erros no sistema
Uma das pessoas a espera da resolução dos problemas é Geovani Ribeiro, de 43 anos, morador de Santa Maria. Ele conta que o certificado do veículo da família ficou pronto em 25 de janeiro, mas desde então não consegue imprimir. O carro novo está na garagem há 45 dias.
“Baixamos o aplicativo mas nunca tivemos acesso. Já agendamos atendimento duas vezes, mas não conseguimos resolver”, diz Geovani.
Questionado sobre os problemas, o Detran-DF não descartou que podem haver casos “pontuais” de erros no sistema. O órgão recomenda aos motoristas com problemas que usem como canal de atendimento o email: appdetran@detran.df.gov.br.
Readequação
Em nota, o Detran afirmou que o sistema passou por mudanças desde agosto do ano passado, no projeto de digitalização, quando foi lançado o Portal de Serviços e o aplicativo Detran Digital. Inicialmente, o planejamento era fazer uma migração “paulatinamente ao longo de todo o ano de 2021”, mas a resolução do Denatran ocorreu “sem prever período de transição”, segundo o departamento.
“Foram necessárias várias adaptações ao sistema: algumas transações ficaram mais complexas, outras precisaram ser criadas e outras ainda foram extintas”, diz o Detran.
Apesar das reclamações sobre o sistema online, o departamento segue recomendando que os condutores tentem o acesso por meio da internet e que busquem pelo suporte online. “Reforçamos e incentivamos que seja priorizado o acesso/emissão por meio eletrônico, utilizando sempre o portal de Serviços ou o aplicativo Detran Digital”, aponta o órgão.
O atendimento presencial do Detran ocorre apenas por meio de agendamento no site.