20.5 C
Brasília
segunda-feira, 08/12/2025

Zohran Mamdani orienta imigrantes sobre como agir com o ICE

Brasília
trovoada com chuva fraca
20.5 ° C
21.7 °
20.5 °
88 %
3.6kmh
75 %
seg
23 °
ter
22 °
qua
20 °
qui
26 °
sex
27 °

Em Brasília

Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York, compartilhou um vídeo nas redes sociais orientando imigrantes sobre a melhor forma de agir durante abordagens do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). A mensagem surgiu após uma operação do órgão em Manhattan, que gerou protestos no bairro da Canal Street.

No vídeo, Mamdani reitera seu compromisso em proteger os cerca de 3 milhões de imigrantes que vivem na cidade e encoraja todos a manter a calma em tais situações. “Todos nós podemos enfrentar o ICE, desde que conheçamos nossos direitos”, afirmou. Ele reforça que Nova York é uma cidade que sempre acolherá imigrantes e pede que as pessoas cuidem de seus vizinhos.

Filho de imigrantes e prestes a se tornar o primeiro prefeito muçulmano da cidade, o socialista assumirá o cargo em 1º de janeiro.

Mamdani explicou que nos Estados Unidos qualquer pessoa tem o direito de recusar conversar com agentes federais, de gravar as abordagens desde que sem interferir, e de negar entradas em propriedades privadas. Ressaltou que agentes do ICE não podem entrar em residências, escolas ou áreas privadas de trabalho sem mandado judicial. “Você tem o direito de dizer: ‘Não dou meu consentimento para entrar e manter a porta fechada’”, disse.

Além disso, Mamdani alertou que a agência pode mentir durante as abordagens e que o indivíduo tem o direito de permanecer em silêncio. Em caso de detenção, recomendou que a pessoa pergunte repetidamente: “Estou livre para ir?” até obter uma resposta.

As orientações foram divulgadas em meio a uma onda de protestos contra operações migratórias federais na cidade. O prefeito eleito também destacou sua promessa de governar em defesa da comunidade de imigrantes. “Nova York continuará sempre a receber imigrantes. Procurarei diariamente proteger, apoiar e valorizar nossos irmãos e irmãs imigrantes”, concluiu.

Veja Também