A Ypê recomendou aos consumidores que interrompam o uso dos produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em comunicado divulgado na noite de terça-feira (19/5), a empresa orientou que os produtos contaminados não sejam descartados e confirmou o compromisso de reembolsar os clientes afetados.
Segundo a empresa, é importante que os consumidores que possuem os produtos suspensos guardem-nos corretamente e evitem utilizá-los ou descartá-los até que novas orientações da Anvisa sejam fornecidas.
No início do mês, a Ypê ampliou seu canal de atendimento ao cliente após relatos de dificuldades para contato, em meio à crise causada pela suspensão de determinados produtos pela Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a fabricação e determinou o recolhimento dos produtos lava-louças (detergente), sabão líquido para roupas e desinfetante da marca Ypê, referentes a todos os lotes com numeração final 1. Os produtos contaminados podem ser entregues diretamente à Ypê.
A suspensão foi motivada pela contaminação dos produtos pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.
O principal risco atinge grupos mais vulneráveis, como imunossuprimidos, pacientes em tratamento contra câncer, transplantados, pessoas com feridas, queimaduras, dermatites, além de bebês e idosos fragilizados.
