25.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/12/2025

UBS 1 de São Sebastião ajuda a parar de fumar

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
65 %
6.2kmh
75 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
23 °

Em Brasília

A Unidade Básica de Saúde 1 de São Sebastião iniciou a segunda turma de um programa para ajudar pessoas a deixarem de fumar. Os encontros começaram na segunda-feira, dia 8, e continuarão nos dias 10, 17 e 22 deste mês, sempre às 16h. No grupo, os participantes focam em parar de usar nicotina e manter o hábito de não fumar, seguindo as orientações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Uma equipe formada por médica, farmacêutica e fonoaudióloga acompanha o grupo. Marília Gabriela, fonoaudióloga da unidade, destaca: “O grupo é importante porque oferece apoio social e tratamento especializado. O ambiente coletivo ajuda as pessoas a se sentirem acolhidas, compartilharem suas experiências, encontrarem maneiras de lidar com a vontade de fumar e se motivarem mutuamente.”

Resultados positivos

A primeira turma do programa teve quase 79% de sucesso: 11 pessoas pararam de fumar e outras três continuam recebendo apoio para vencer o vício. Os encontros são realizados na própria UBS 1 de São Sebastião, no Centro de Múltiplas Atividades.

Combate ao tabagismo

O tabagismo ainda é um dos maiores problemas de saúde no mundo, sendo a principal causa de mortes que podem ser evitadas. Ele aumenta o risco de várias doenças graves. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) entende que o trabalho em grupo é uma forma eficaz e acessível de ajudar as pessoas a pararem de fumar, principalmente na Atenção Primária à Saúde.

*Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Veja Também