A Unidade Básica de Saúde 1 de São Sebastião iniciou a segunda turma de um programa para ajudar pessoas a deixarem de fumar. Os encontros começaram na segunda-feira, dia 8, e continuarão nos dias 10, 17 e 22 deste mês, sempre às 16h. No grupo, os participantes focam em parar de usar nicotina e manter o hábito de não fumar, seguindo as orientações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
Uma equipe formada por médica, farmacêutica e fonoaudióloga acompanha o grupo. Marília Gabriela, fonoaudióloga da unidade, destaca: “O grupo é importante porque oferece apoio social e tratamento especializado. O ambiente coletivo ajuda as pessoas a se sentirem acolhidas, compartilharem suas experiências, encontrarem maneiras de lidar com a vontade de fumar e se motivarem mutuamente.”
Resultados positivos
A primeira turma do programa teve quase 79% de sucesso: 11 pessoas pararam de fumar e outras três continuam recebendo apoio para vencer o vício. Os encontros são realizados na própria UBS 1 de São Sebastião, no Centro de Múltiplas Atividades.
Combate ao tabagismo
O tabagismo ainda é um dos maiores problemas de saúde no mundo, sendo a principal causa de mortes que podem ser evitadas. Ele aumenta o risco de várias doenças graves. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) entende que o trabalho em grupo é uma forma eficaz e acessível de ajudar as pessoas a pararem de fumar, principalmente na Atenção Primária à Saúde.
*Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

