Um tubarão da espécie cabeça-chata (Carcharhinus leucas), com cerca de 2,5 metros, foi o responsável pelo ataque a uma criança de 11 anos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Pernambuco. O incidente aconteceu no domingo, dia 31 de maio, e a identificação do animal foi confirmada pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit).
A vítima, João Lucas Nemézio, foi atacada por volta das 13h40 enquanto estava na praia. Os banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros logo após o ocorrido. O garoto sofreu ferimentos na coxa e na mão esquerda causados pelo tubarão.
Testemunhas registraram o momento em que os guarda-vidas socorriam o menino, que foi removido em uma maca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para prestar apoio. No momento do ataque, havia guarda-vidas em serviço na área.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, João Lucas recebeu atendimento inicial na praia antes de ser levado para o Hospital da Aeronáutica, localizado em Piedade, onde continua internado. Para atender a ocorrência, foram mobilizados oito militares e três viaturas.
A corporação informou que a área onde o ataque aconteceu é sinalizada e inclui um decreto estadual que alerta sobre o risco de incidentes com animais marinhos. O CBMPE recomenda que a população sempre respeite as orientações dos guarda-vidas e a sinalização presente na orla.
Este foi o 83º ataque registrado pelo Cemit desde 1992, sendo 69 ocorridos no Grande Recife e 14 em Fernando de Noronha.

