10.5 C
Brasília
quarta-feira, 02/07/2025

Trump ameaça prender candidato socialista se impedir ação de imigração em Nova York

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
1kmh
0 %
qua
25 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
27 °

Em Brasília

Brasília, DF (FolhaPress) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou deter o candidato do Partido Democrata à prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani, caso este impeça as operações do ICE, órgão federal de imigração, na cidade após ser eleito.

Mamdani, 33 anos, muçulmano e representante da ala progressista do Partido Democrata, declara-se socialista. Ele venceu as primárias e compete pela gestão da cidade mais populosa do país, conhecida por eleger predominante representantes democratas.

Durante entrevista coletiva sobre Mamdani, que prometeu bloquear ações do ICE, Trump disse que irá monitorá-lo. “Se Mamdani frear as operações do ICE, teremos que prendê-lo. Não precisamos de um comunista no país, mas se houver um, vou observá-lo cuidadosamente em defesa da nação”, afirmou o presidente.

Trump já havia anunciado a intenção de cortar verbas para a cidade se Mamdani ganhar a eleição e agir conforme prometido.

Em entrevista à NBC no último domingo, Mamdani rejeitou o rótulo de comunista e acusou Trump de tentar desviar a atenção. “Meu foco é apoiar os trabalhadores que ele prometeu proteger e depois abandonou”, declarou sobre o republicano.

Deputado estadual de visão progressista, Mamdani surpreendeu ao derrotar seu principal adversário, ex-governador Andrew Cuomo, nas primárias com mais de 10 pontos de diferença (56% a 44%).

Cuomo tinha o apoio de figuras tradicionais como o ex-presidente Bill Clinton e o ex-prefeito Michael Bloomberg. Já Mamdani conta com o respaldo do senador Bernie Sanders e da deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

Entre as propostas de Mamdani estão ônibus gratuitos em toda a cidade, criação de supermercados públicos municipais para reduzir preços, congelamento dos aluguéis e aumento de impostos para os mais ricos.

Naturalizado americano, nascido em Uganda, filho de pai ugandense e mãe indiana, Mamdani defende o fortalecimento das leis locais que transformam Nova York em uma cidade-santuário, conceito que protege imigrantes pela limitação de ações federais de imigração.

Mamdani criticou as políticas de Trump afirmando que o ICE age como se todos os imigrantes fossem culpados até provarem sua inocência, retirando pessoas de suas casas sem acusações formais. Ele defende que a cidade lute pela liberdade dessas pessoas e proteja os direitos constitucionais relacionados ao devido processo legal e à liberdade de expressão.

Veja Também