A 17ª Quarta do Cidadão, evento promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), aconteceu nesta quarta-feira (25) em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, oferecendo 447 atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Esse programa mensal, iniciado em agosto de 2024, já realizou 10.211 atendimentos. A partir de 2026, a ação será realizada na última quarta-feira de cada mês, com serviços integrados como assistência jurídica gratuita, incluindo orientações sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de apoio social, serviços de saúde, corte de cabelo, e orientações sobre serviços bancários e moradia.
Celestino Chupel, defensor público-geral, destacou a importância da iniciativa para aproximar a Defensoria da população: “A Quarta do Cidadão é uma política pública eficiente que integra serviços e fortalece a rede de proteção social, principalmente para quem está em situação de vulnerabilidade.”
Celso Murilo de Britto, coordenador do projeto, ressaltou que cada edição melhora a organização e o alcance, contando com vários parceiros. “O modelo integrado possibilita respostas rápidas e eficazes às necessidades da população, garantindo acolhimento e encaminhamentos adequados em um único local.”
Patrícia Albuquerque Tavares, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica, comentou que a iniciativa garante o acesso a serviços essenciais e ajuda a identificar demandas frequentes. “O contato direto com a população permite uma escuta cuidadosa e favorece o aprimoramento das respostas institucionais, especialmente para casos de maior vulnerabilidade social.”

