26.5 C
Brasília
domingo, 11/01/2026

Presidente de Cuba responde ameaça de Trump e garante soberania do país

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
23.1 °
47 %
4.6kmh
40 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
22 °

Em Brasília

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, respondeu com firmeza às recentes ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmando a soberania e independência do país. Em sua declaração no domingo, 11 de janeiro de 2026, nas redes sociais, Díaz-Canel destacou que Cuba é uma nação livre e que não aceita imposições externas.

“Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Ninguém dita o que fazemos. Cuba não ataca; tem sido atacada pelos EUA durante 65 anos, e não ameaça; prepara-se, pronta para defender a pátria até a última gota de sangue”, afirmou o líder cubano.

Mais cedo, Donald Trump declarou que Cuba deve negociar com os Estados Unidos para evitar o corte do fornecimento de petróleo e apoio financeiro da Venezuela. Trump também sugeriu que Havana faça um acordo com Washington antes que seja tarde demais, embora não tenha especificado os termos desse possível acordo.

Apesar das tensões, Díaz-Canel demonstrou que Cuba permanece firme na defesa da sua independência e está pronta para enfrentar qualquer desafio para proteger sua pátria e seu povo.

Veja Também