26.5 C
Brasília
terça-feira, 03/12/2024
--Publicidade--

Portugal vai poupar energia limitando iluminação de Natal e incentivando trabalho remoto, diz mídia

Brasília
trovoada
26.5 ° C
26.5 °
20.4 °
61 %
4.1kmh
75 %
ter
27 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
26 °
sáb
27 °

Em Brasília

O governo português acordou um plano de economia de energia para os próximos meses, que inclui restrições à iluminação de Natal, controle de temperatura interna em estabelecimentos e incentivo ao trabalho remoto, informou nesta quarta-feira (28) a agência de notícias Europa Press.

© AFP 2022 / PATRICIA DE MELO MOREIRA
De acordo com o plano do governo, a iluminação decorativa interna dos prédios deve ser desligada a partir das 22h00 (21h00 GMT) no inverno e das 23h00 no verão, enquanto a iluminação pública deve ser desligada a partir da meia-noite, disse a agência. No período de 6 de dezembro a 6 de janeiro também vai haver restrição para o uso da iluminação natalina das 18h à meia-noite.
A agência observou que a temperatura interna dos estabelecimentos durante o inverno deve ser mantida em um máximo de 18 graus Celsius e no verão em um mínimo de 25 graus Celsius.
Ainda de acordo com a mídia, também foi proposta uma estratégia de redução do consumo de água através de medidas propostas pelo governo que vão desde a redução do uso de água na limpeza das ruas, até a redução do tempo de banho e uso de aquecedores.
A agência informou que o plano estima o potencial de economia de energia para o período 2022-2023 em 188 milhões de metros cúbicos de gás. Ao mesmo tempo, o governo português não descarta que as medidas que agora são voluntárias possam se tornar obrigatórias, acrescentou a agência.
Desde 2021, os preços da energia na Europa vêm crescendo como parte de uma tendência global. Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia e da adoção de vários pacotes de sanções contra Moscou no Ocidente, os preços dos combustíveis aumentaram ainda mais, levando muitos governos europeus a recorrer a medidas de contingência.
--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -