Carol Saffran começou a tomar Ozempic há um ano para controlar o açúcar no sangue, pois outros remédios não funcionaram para ela. Pré-diabética, ela recebeu a indicação do medicamento para evitar o avanço para diabetes. Com o tempo, chegou próximo do peso ideal e estava prestes a fazer uma consulta para avaliar o controle do açúcar, mas ao aumentar a dose do Ozempic, percebeu algo diferente.
Ela notou que seu cabelo estava caindo mais que o normal, não em grande quantidade, mas o cabelo parecia mais fino e menos volumoso do que antes.
Uma especialista em queda de cabelo, a Dra. Farah Moustafa, diagnosticou Carol com eflúvio telógeno, que é uma queda de cabelo causada por estresse no organismo. No caso dela, o estresse foi pela perda de peso rápida desde o início do uso do Ozempic.
O uso desses medicamentos para diabetes e emagrecimento tem se tornado muito comum atualmente, e cerca de 1 em cada 8 adultos estão utilizando medicamentos GLP-1, como Ozempic, para tratar doenças crônicas ou perder peso.
Mesmo que a queda de cabelo não seja um efeito muito comum, ela é um motivo frequente que leva pessoas a interromperem o uso. Isso é discutido em grupos de apoio on-line e entre amigos.
O que é eflúvio telógeno?
O ciclo do cabelo tem quatro fases: crescimento, transição, repouso e queda. O eflúvio telógeno é uma condição que faz muitos folículos capilares entrarem na fase de repouso ao mesmo tempo, causando mais queda do que o normal.
De acordo com o dermatologista Dr. Anthony Rossi, essa queda ocorre frequentemente após situações de estresse, como parto, cirurgias ou dietas muito restritivas.
Quando a perda de peso é rápida, o organismo entende que precisa priorizar funções essenciais e o cabelo, que não é vital, acaba sendo afetado.
Desnutrição pode influenciar
O Dr. Brian Wojeck, especialista em medicina da obesidade, comenta que mudanças rápidas na alimentação e deficiências vitamínicas também podem contribuir para a queda. Algumas pessoas buscam o uso de multivitamínicos para tentar amenizar esse efeito, embora não existam estudos conclusivos sobre isso.
Rossi acrescenta que a supressão do apetite causada pelo medicamento pode deixar o paciente desnutrido, dificultando o crescimento saudável do cabelo.
Outros possíveis fatores
Existe também a possibilidade de que pessoas geneticamente predispostas a certas formas de calvície podem ter a situação agravada pelo uso desses medicamentos.
Segundo especialistas, o eflúvio telógeno é temporário e tende a melhorar quando o fator de estresse desaparece. A queda normalmente para após alguns meses.
Tratamentos recomendados
Quem sofre queda de cabelo deve buscar avaliação médica para identificar a causa e receber o tratamento adequado. Algumas vezes o medicamento minoxidil pode ser indicado para acelerar a recuperação do cabelo.
É importante que os pacientes mantenham uma alimentação equilibrada e rica em proteínas e vitaminas, essenciais para a saúde capilar, e consultem seu médico para acompanhamento durante o uso de Ozempic ou medicamentos semelhantes.
