Reservatório chegou a 1.000,64 m de água – limite é de 1.000,65 m. Moradores foram alertados; não há risco de transbordo, diz Defesa Civil.
A CEB abriu as três comportas da barragem do Lago Paranoá em 15 centímetros nesta quinta-feira (21) após a água chegar próxima ao limite considerado seguro. O reservatório chegou a 1.000,64 metros acima do níve do mar – o máximo estabelecido é de 1.000,65 metros.
A CEB, concessionária que administra a barragem, informou que acionou a Defesa Civil para que alertasse as comunidades que vivem nas proximidades da barragem. O Corpo de Bombeiros visitou as casas e avisou da necessidade da abertura das comportas.
A barragem do Lago Paranoá é responsável pelo abastecimento da subestação Brasília Norte, que fornece energia para a área central da cidade. Segundo a CEB, a abertura evita o transbordamento do lago, o que poderia causar alagamentos e prejuízos.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, afirmou que o procedimento de abertura das comportas é padrão em situações de grande acúmulo de água em períodos de chuva. “Depois que os militares avisam todos os moradores, eles voltam às comportas para que uma sirene toque e avise o momento em que a água é liberada.”
Segundo Bezerra, oo alerta também foi passado aos estados de Minas Gerais e Goiás. “É somente um protocolo para quem está rio abaixo. Não há mudança significativa no volume do rio Descoberto nesses estados.”
Segundo a CEB, em 2015 as comportas não foram abertas nenhuma vez. “No ano passado choveu bem menos que em anos anteriores. Este ano as chuvas estão excepcionais”, afirmou o diretor da CEB Geração, José Henrique Vilela.