13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Jovem morador do Entorno do Distrito Federal morre no Chile após convulsão

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

O brasileiro Gabriel Tavares Bitencourt, de 24 anos, natural de Luziânia, região do Entorno do Distrito Federal, faleceu após sofrer uma convulsão seguida de parada cardiorrespiratória na madrugada de segunda-feira (16/6) no Chile.

Há três anos, Gabriel vivia sozinho em Puerto Natales, no sul do Chile, cidade para onde se mudou por motivos profissionais. Envoltos pelo pesar, seus familiares estão organizando esforços para trazer seu corpo de volta ao Brasil, onde será sepultado em Luziânia (GO). Uma campanha de arrecadação foi iniciada para ajudar nos custos do translado.

Para quem desejar contribuir por medio de PIX, a chave disponível é o e-mail: graziella.bitencurt@gmail.com, mesma referência para doações pelo Paypal feitas do exterior.

Detalhes do ocorrido

Na manhã do dia 16 de junho, por volta das 2 horas, Gabriel estava em sua residência deitado quando sentiu muita sede e logo após sofreu uma convulsão. Um amigo chileno que o acompanhava chamou os serviços de emergência. Após cerca de 30 minutos de reanimação pelos socorristas, Gabriel teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Sua irmã, Graziella Bitencourt, explicou que Gabriel não apresentava problemas de saúde prévios e classificou o acontecimento como uma tragédia inesperada.

Vida e legado

Gabriel era empregado em uma empresa de turismo local e havia se mudado para o Chile com o intuito de explorar o mundo e perseguir seus sonhos, conforme relatado por sua irmã. Ela o descreve como uma pessoa alegre e pura, muito querida e com fortes laços familiares, mantendo contato frequente com seus parentes.

O corpo está atualmente sob custódia do Serviço Médico Legal de Puerto Natales, autorizado a permanecer no local enquanto se organiza sua transferência para o Brasil.

Graziella comentou que o objetivo da campanha é arrecadar cerca de R$ 100 mil para possibilitar o retorno de Gabriel ao país, permitindo que familiares e amigos prestem suas homenagens finais.

Assistência consular

O Itamaraty está fornecendo apoio consular e as autoridades chilenas estão colaborando com a documentação necessária.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santiago, os custos com o traslado dos restos mortais de brasileiros que falecem no exterior são responsabilidade da família, conforme legislação vigente.

Este é o contato para quem desejar participar da vaquinha para custear o transporte do corpo de Gabriel Tavares Bitencourt ao Brasil.

Veja Também