ANDRÉ FLEURY MORAES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Polícia Federal está executando uma grande operação nesta quarta-feira (18), cumprindo 174 mandados de busca e apreensão e 107 mandados de prisão. A ação tem como objetivo combater o tráfico de armas e drogas ligado ao Comando Vermelho e a facções associadas ao PCC.
As ações ocorrem em 15 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da PF está atrás de 37 suspeitos ligados ao Comando Vermelho, com prisões temporárias decretadas, além de 34 locais autorizados para buscas.
Segundo a PF, além do tráfico de drogas, a disputa entre facções envolve crimes violentos e controle territorial.
No Recife (PE), a operação investiga um grupo envolvido com tráfico de drogas e armas, roubos de cargas e lavagem de dinheiro, atuando especialmente no sertão pernambucano.
Também são feitas diligências em São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Vitória (ES) para combater o tráfico de drogas.
Em Manaus (AM), a operação apura um esquema de tráfico de drogas relacionado ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Em Maceió (AL), os suspeitos utilizavam uma pizzaria como fachada para atividades ilegais.
Em Macapá (AP), buscas investigam o roubo de um equipamento de informática ligado ao assessor de um senador, cujo nome não foi divulgado pela PF.
Na cidade de Foz do Iguaçu (PR), são cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e nove de prisão domiciliar para desarticular uma organização ligada ao PCC, envolvida em tráfico e crimes violentos.
Outros dez mandados de prisão foram expedidos para Fortaleza (CE), com ações também em Belo Horizonte (MG), segundo a PF.
