20.5 C
Brasília
sexta-feira, 03/07/2026

Novo Dia Mundial para Lembrar Vítimas no Trânsito

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
42 %
4.1kmh
0 %
sex
25 °
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
29 °

Em Brasília

A data será celebrada em novembro.

A Lei 15.452/26 estabelece que o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito será celebrado no terceiro domingo de novembro a cada ano. A publicação oficial ocorreu no Diário Oficial da União na quarta-feira (1º).

Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um convite para que os países membros reconhecessem esse dia.

A legislação teve origem no Projeto de Lei 7801/10, aprovado pelo Senado e confirmado na Câmara dos Deputados em abril deste ano.

Toninho Wandscheer (PP-PR), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, destacou que a intenção é prestar homenagem às vítimas de acidentes no trânsito e promover a conscientização para a adoção de medidas que diminuam o número de mortes nas vias brasileiras.

Veja Também