O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça-feira (1º/7) que viajará nos próximos dias aos Estados Unidos para um encontro com o presidente Donald Trump e outros altos representantes do governo americano.
A Casa Branca confirmou que a terceira reunião entre os dois líderes acontecerá na próxima segunda-feira (7/7) para debater propostas de um cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas.
Netanyahu declarou nas redes sociais que esta viagem faz parte dos esforços contínuos para consolidar os resultados da Operação Leão Crescente, sem detalhar se o diálogo será sobre o cessar-fogo.
A operação citada envolve ataques direcionados ao Irã.
Contexto
Israel mantém ofensivas na Faixa de Gaza, tendo rompido o cessar-fogo firmado com o Hamas em 18 de março. O plano de paz previa a implementação em três etapas.
Desde o fim do cessar-fogo, ao menos 6.315 palestinos foram mortos e mais de 22 mil ficaram feridos, de acordo com dados do Ministério da Saúde da Palestina.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá Netanyahu na próxima segunda-feira para conversar sobre as negociações que visam um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Donald Trump comentou recentemente: “A situação em Gaza é grave. Acreditamos que conseguiremos estabelecer um cessar-fogo na próxima semana”.
Netanyahu acrescentou que a visita servirá para fortalecer Israel nos aspectos de segurança, diplomacia e economia.
Deslocamento em Gaza
A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) informou que mais de 82% da Faixa de Gaza está sob ordens de evacuação emitidas por Israel.
A agência destacou que muitas pessoas não têm local para onde ir e que instalações de ajuda humanitária não devem ser alvo de ataques.
Na manhã desta terça-feira, uma escola convertida em abrigo para civis foi atacada pelas forças de Israel no território palestino.