O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) está intensificando as ações no Maio Laranja, que visa prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas várias regiões do Distrito Federal.
Essa campanha nacional procura alertar a população sobre a importância de proteger crianças e jovens, incentivar denúncias e fortalecer as redes de apoio. Este ano, o MPDFT estabeleceu uma parceria para ampliar o alcance dessas ações com a produção de conteúdos especiais e podcasts sobre o tema.
Como parte da rede que protege crianças e adolescentes, o MPDFT fiscaliza políticas públicas, responsabiliza agressores e defende os direitos desse público. Através de promotorias especializadas e do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Nevesca), desenvolvem atividades de prevenção e combate à violência, além de fortalecer políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes.
A coordenadora do Nevesca, promotora de justiça Liz-Elainne Mendes, ressaltou a importância da cooperação entre instituições, famílias e sociedade para garantir a proteção total das vítimas e a punição dos responsáveis. Ela afirmou que as ações de capacitação e mobilização realizadas em maio são fundamentais para envolver diferentes setores no combate à violência sexual contra esse grupo.
Durante todo o mês, o MPDFT participa de campanhas de conscientização, cursos de formação e mobilização social em diversas regiões do DF. Um evento importante é o encontro de Redes – Projeto Ágora: Diálogos sobre Escuta Protegida, que acontecerá no dia 29 de maio na sede do MPDFT. Esse encontro reunirá membros das redes locais de proteção para treinamentos e discussão de casos.
A programação conta também com oficinas para estudantes e professores, rodas de conversa, palestras, caminhadas, blitz educativas, ações comunitárias e distribuição de materiais informativos em cidades como Brazlândia, Gama, Guará, Samambaia, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião, Varjão, Lago Norte, Riacho Fundo, Santa Maria e Ceilândia.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, tem seu significado por conta do Caso Araceli, um crime ocorrido em 1973 que se tornou símbolo da luta pelos direitos das crianças e adolescentes e do combate à violência sexual infantojuvenil no Brasil.
