27.5 C
Brasília
sexta-feira, 09/01/2026

Ministério da Saúde inicia maior edição do VER-SUS com 9 mil alunos

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.2 °
27.3 °
52 %
4.6kmh
40 %
sex
28 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
27 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde começou nesta quinta-feira (8), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maior edição do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Cerca de 9 mil alunos de graduação, cursos técnicos e residentes em saúde de todo o Brasil participarão das atividades.

O programa envolve 300 projetos e 3 mil equipes, em parceria com a Associação Rede Unida e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Desde 2023, faz parte da política de educação em saúde, tendo como objetivo fortalecer o SUS qualificando os profissionais e gerando conhecimento que ajude as comunidades locais.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o VER-SUS permite que os estudantes conheçam e experimentem como realmente funcionam os serviços públicos de saúde, acompanhados por professores. “Eles vivenciam a rotina da comunidade, da gestão e do atendimento, indo além do que está nos livros. Essa experiência forma profissionais mais preparados”, explicou.

O coordenador da Rede Unida, Alcindo Ferla, destacou que o programa promove um aprendizado contínuo e participativo, valorizando a produção de saúde nos locais e dando visibilidade a populações que antes não eram consideradas. Cristian Morales, representante da OPAS no Brasil, confirmou o apoio da organização ao programa, que conecta a educação às necessidades do SUS e da população.

De acordo com Jérzey Timóteo, secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, o VER-SUS é essencial para integrar a formação profissional com o sistema público de saúde, alinhado a políticas desde os anos 2000. Os projetos selecionados estimulam uma imersão crítica, transformando teoria em soluções práticas para os desafios locais.

Reconhecido pela OPAS como uma das principais ações de integração entre educação e saúde no Brasil, o VER-SUS fortalece a formação dos profissionais, incentivando o trabalho em equipe, a equidade, o cuidado integral e a participação social. Em mais de vinte anos, o programa mobilizou cerca de 70 mil estudantes. No primeiro semestre de 2025, foram realizadas sete formações regionais para preparar facilitadores, formando 333 multiplicadores e fortalecendo a ligação entre teoria e prática na saúde.

Veja Também